quarta-feira, abril 11, 2007

Mil e uma histórias de Janeiro a Março...

Nestes três meses ouviram-se e contaram-se as seguintes histórias...

Uma noite muito barulhenta
Diana Hendry

O Ratinho não conseguia dormir por causa de todos os barulhos estranhos que se ouviam de noite. O que seria aquele som a soprar? Quem estaria a bater na janela? E haveria mesmo um fantasma a chamar "tuuu, tuuu"?




Bolinha Estranha
Malorie Blackman

O Bolinha era um gato que vivia numa família de ratos. Ele achava-se muito estranho porque não era nada parecido com os seus irmãos... Decide então partir pela quinta fora para ver se os outros animais a poderiam ajudar. Mas…afinal com quem seria ela parecido?


O Palhaço Espalhafato

Uma história de Ana Maria Machado e Claudius

“Um espantalho solitário queria fazer amigos. Mas no meio do milheiral ninguém se aproximava daquele boneco triste e esquisito.”





O Espelhinho

Uma história de António Torrado

“Naquela terra não havia espelhos. Nem nunca tinha havido.
Era uma aldeia longe de tudo, onde nada chegava. Nem espelhos. Uma vez, …”





Vem aí a Prima Vera

Uma história de Lourdes Custódio

Carolina fica intrigada quando recebe a carta de uma Prima que não conhece. Quando a vai esperar à estação vê uma menina carregada de presentes: joaninhas, flores, sol, andorinhas…
Quem será afinal esta Prima tão especial?

terça-feira, abril 10, 2007

Mil e uma histórias e mais uma...

“É ouvindo histórias que se pode sentir (também) emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem-estar, o medo, a alegria, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade, e tantas outras mais, e viver profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve – com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar...
Pois é ouvir, sentir e enxergar com olhos do imaginário”! (1997)


Fanny Abramovic
Neste novo ano que começa vai arrancar mais uma edição da “Hora do Conto”, na Biblioteca Ludoteca Municipal de Mação. Esta iniciativa envolve as crianças das escolas do Concelho. Para além da vertente lúdica, pretende-se, com a Hora do Conto, sobretudo criar e fomentar, entre os mais novos, o gosto pela leitura, e desenvolver a sua capacidade criativa.