sexta-feira, março 12, 2010

Março … mês da poesia… mês dos poetas.

“A Poesia imortaliza tudo o que há de melhor e de mais belo no mundo”

Quando se pensa ou se fala de um poeta, não se fala do que se pensa. Geralmente ele é sombrio, de olhar triste e distante. Para alguns, o poeta é um aluado, que acredita numa realidade que não vive. Normalmente a imagem do poeta é a de um amante de flores, pássaros, que se inspira ao sabor da brisa à beira de uma praia qualquer, fitando o mar até o limite do horizonte.
O poeta olha para o horizonte e vê sentido na vida. Torna os seus olhos para os que dizem que vivem, e sente o desespero nos olhares silenciosos. Dos que não tem mais esperança. Dos que não acreditam mais na vida. Dos que se trancaram em si mesmo para o mundo. O poeta vive a vida e, ao vivê-la, sonha e voa. E, é essa vida e esses sonhos com que os poetas que nos deliciam nas suas poesias. Poesias essas que o Leitor pode encontrar nesta Biblioteca.
Com o objectivo primeiro da diversidade linguística, a UNESCO decidiu, em 1999, proclamar o dia 21 de Março Dia Mundial da Poesia.

Para enaltecer os grandiosos poetas de todo o mundo a Biblioteca convida todos os que que amam as palavras e que escrevem com sentimento a escrever ou transcrever um poema. Depois, envie-o para a Biblioteca e este ficará em exposição "esvoaçando" e deliciando todos os que neles poisarem o seu olhar.

Partilhe connosco o poeta que há em si.

Os poemas deverão ser enviados para a seguinte morada: Biblioteca Municipal de Mação, Rua Sacadura Cabral, 6120-751 Mação; ou por e-mail: biblioteca@cm-macao.pt.